19 de mai. de 2009

Orientação a Objetos em CSS

A orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada a Objetos (POO) ou ainda em inglês Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Em alguns contextos, prefere-se usar modelagem orientada ao objeto, em vez de programação.

A análise e projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos.

Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.

C++, C#, Java, Object Pascal, Objective-C, Python, Ruby e Smalltalk são exemplos de linguagens de programação orientadas a objetos. ActionScript, ColdFusion, Javascript, PHP (a partir da versão 4.0), Perl (a partir da versão 5) e VB.NET são exemplos de linguagens de programação com suporte a orientação a objetos.

Orientação a objetos no CSS

Uma das coisas mais complicadas em CSS é cada pessoa escreve as folhas de estilo em cascata da maneira que mais lhe convém, não pensando em otimização, gerando assim uma redundância de elementos. Foi pensando nisso que Nicolle Sullivan chegou a aproximação da Orientação a Objetos em CSS(OOCSS), de forma a criar módulos reutilizáveis de forma a serem criadas folhas de estilo mais claras, leves e limpas, inclusive em sites grandes.

Essa apresentação criada por Nicolle Sullivan leva a metáfora de se criar peças de lego para criar nossos sites, de forma que se mantenha a consistência do design, respeitando padrões web e a semântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário